Departamento:  FÍSICA

Disciplina:  PROJETO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA I

Código:  03102

Duração: anual

Sistema de Avaliação:sistema Ii

Carga horária: 180 h.a

Créditos: 12

Curso: eng. mecânica

Sem/Ano: 2002

EMENTA

Introdução: objetivos, sistemas de aplicação e de avaliação, banco de projetos propostos por professores, projetos propostos por alunos, grupos e orientadores de projetos. O engenheiro mecânico e o projeto: áreas de atuação.

 

PROGRAMA

UNIDADE 1

INTRODUÇÃO - Objetivos da disciplina, sistema de aplicação e de avaliação, apresentação do banco de projetos propostos por professores, apreciação de projetos propostos por alunos, formação de grupos e respectivos orientadores. O ENGENHEIRO MECÂNICO E O PROJETO. - Áreas de atuação do engenheiro, tipos de projetos, o problema de projeto, organização e fases do projeto.

UNIDADE 2

A NORMALIZAÇÃO NO PROJETO - Níveis, efeitos práticos, aplicações, certificação de qualidade. DESENHOS NO PROJETO - Aspecto do desenho industrial e o desenho na atividade de projeto. ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS. Tipos de documentos, apresentação, estruturação, normas existentes.

UNIDADE 3

DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS - Seleção da solução do problema do projeto; Atividades típicas: estabelecer objetivos, revisão bibliográfica, soluções viáveis, solução adotada.

UNIDADE 4

Continuação.

UNIDADE 5

Continuação.

UNIDADE 6

Continuação.

UNIDADE 7

Relatório: entrega do relatório da seleção da solução do problema de projeto com apresentação e justificativa, de cada grupo, perante a respectiva banca de cada projeto.

UNIDADE 8

Desenvolvimento da solução adotada; atividades típicas; divisão em sub-projetos, concepção das partes, formulação dos modelos matemáticos, dimensionamento, análise de variáveis críticas e de compatibilidade, análise de comportamento do sistema, desenhos, verificar normas.

UNIDADE 9

Continuação.

UNIDADE 10

Continuação.

UNIDADE 11

Continuação.

UNIDADE 12

Continuação.

UNIDADE 13

Continuação.

UNIDADE 14

Continuação.

UNIDADE 15

Continuação.

UNIDADE 16

Continuação.

UNIDADE 17

Continuação.

UNIDADE 18

Continuação.

UNIDADE 19

Continuação.

UNIDADE 20

Continuação.

UNIDADE 21

Continuação.

UNIDADE 22

Continuação.

UNIDADE 23

Continuação.

UNIDADE 24

Revisão técnica de cada projeto: relatório sucinto com a estrutura do documento final, apresentação e discussão de cada projeto com a respectiva banca examinadora.

UNIDADE 25

ELABORAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DOS PROJETOS - Após revisão, procede-se a elaboração escrita dos projetos, segundo uma estrutura de texto discutida com o orientador e aprovada por cada banca examinadora na revisão.

UNIDADE 26

Continuação.

UNIDADE 27

Continuação.

UNIDADE 28

Continuação.

UNIDADE 29

DEFESA DOS PROJETOS - Cada aluno é avaliado pela média da nota atribuída à sua defesa individual e da nota do documento (nota do grupo).

UNIDADE 30

REVISÃO ESCRITA DOS PROJETOS - Os projetos deverão sofrer as correções indicadas pelas respectivas bancas examinadoras e entregues num prazo máximo de duas semanas, após a defesa.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia específica em função do projeto desenvolvido.